quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Sais minerais...

Sais minerais
1. Vitaminas, sais minerais e oligoelementos: o que são e para que servem?
Vitaminas, sais minerais e oligoelementos são nutrientes vitais, indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e para a manutenção de um bom estado de saúde a nível físico e psíquico.
As vitaminas classificam-se em:
vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K) que se diluem em gordura e são armazenadas no organismo; e
em vitaminas hidrossolúveis (nomeadamente, as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina PP, biotina e ácido fólico) que por se dissolverem em água não são acumuladas no organismo, necessitando de uma reposição diária contínua.
Os minerais são elementos inorgânicos que se encontram agrupados em:
sais minerais: estão disponíveis e são necessários em quantidades mais elevadas (cálcio e magnésio, designadamente); e
oligoelementos: menos abundantes e que são necessários em menores quantidades (ferro, zinco, selénio, cobre e manganês, por exemplo).
O corpo humano necessita destes microelementos em quantidades muito pequenas e uma vez que a grande maioria não é sintetizada pelo nosso organismo, o seu fornecimento depende integralmente da nossa alimentação. Praticando um regime alimentar racional, (dieta equilibrada e diversificada) que proporcione ao organismo as quantidades adequadas de todos os grupos de nutrientes, o equilíbrio das funções biológicas e de comportamento mantém-se. Contudo, apesar de todas as vitaminas e minerais se encontrarem disponíveis nos alimentos, o ritmo de vida moderno conduz a um vasto conjunto de situações que determinam um aporte insuficiente destes nutrientes essenciais à saúde e ao bem-estar.

Nenhum comentário: