terça-feira, 14 de outubro de 2008

Proteinas

Proteinas...
Para que servem as Proteínas?

A proteína é um nutriente indispensável para a manutenção do nosso organismo e para a nossa saúde, pois ela possui enzimas e Hormônios que são substâncias essências para o bom funcionamento do organismo.

Você encontra proteína tanto em alimentos de origem vegetal quanto de origem animal (peixe, frango, ovos, leite, feijão, soja, ervilha, aveia, trigo, etc. Ela é responsável pelo fornecimento de aminoácidos para nosso corpo, que tem a função de construir e de fazer a manutenção dos tecidos que formam o nosso organismo. Se faltar proteínas no nosso organismo, estas funções ficam prejudicadas. Além disso, as pessoas que fazem musculação e querem aumentar a sua musculatura devem ingerir uma quantidade ideal de proteína por dia, caso contrario, seus resultados serão prejudicados.

A quantidade de proteína recomendada pelo ministério da saúde é de 75 gramas por dia, mas isso vária de acordo com o tipo físico da pessoa (sua altura, peso, idade, se pratica exercício físico, etc). Por isso, procure um Nutricionista ou médico e peça para ele a quantidade ideal de proteína para você. Desta forma seu organismo funcionará melhor e de maneira saudável.


A proteína em excesso faz mal?

Hoje em dia todas as pessoas estão mais preocupadas em comer alimentos mais saudáveis, verduras, legumes, frutas, pouca gordura e sal, evitar refrigerante, comer mais fibras, tomar mais água, comer proteínas, carnes brancas, etc.

A proteína em excesso faz mal, pois pode prejudicar os rins, fígado e a absorção de minerais pelo corpo, além de engordar. O ideal é ingerir uma média de 0.8 gramas de proteína por quilo de peso diariamente. Por exemplo: uma pessoa de 70 quilos deve ingerir por dia 56 gramas de proteína. Quem faz musculação e quer aumentar sua musculatura pode aumentar esta quantidade para até 1.4 gramas por quilo de peso. Então uma pessoa de 70 quilos que malha, deve ingerir até 98 gramas de proteína por dia. Você encontra a proteína no leite e no iogurte (de preferência desnatado que tem menos gordura), no file de frango, no salmão, no queijo (de preferência branco com menos gordura), na carne vermelha (de preferência carnes com pouco gordura), na soja, entre outros.

Nenhum comentário: