quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Desnutrição

Desnutrição
A desnutrição é uma doença causada por dieta inapropriada, hipocalórica e hipoprotéica; também pode ser causada por má-absorção de nutrientes ouanorexia. Tem influência de fator social, psiquiátrico ou simplesmente patológico. Acontece principalmente em indivíduos de baixa classe social e principalmente as crianças de países subdesenvolvidos.
Causas
A causa mais freqüente da desnutrição é a má alimentação. Ainda, outras patologias podem desencadear má absorção ou dificuldade de alimentação (disfagia) e causar a desnutrição.
Fisiopatologia e quadro clínico
Em um indivíduo primeiramente com estado nutricional normal, ao ter sua alimentação altamente limitada, sofre primeiramente com o gasto energético. Gasta-se rapidamente os ATPs produzidos pelas mitocondrias e em seguida a glicose dos tecidos e do sangue com a liberação de insulina
Com o esgotamento da glicose, a próxima fonte de energia a ser utilizada é o glicogeneo armazenado nos músculos e nofigado. Ele é rapidamente lisado em glicose e fornece um aporte razoável de energia. Sua depleção irá causarapatia, prostração e atésíncopes - o cérebro que utiliza apenas a glicose e corpos cetônicos, como fonte de energia sofre muito quando há hipoglicemia
Em seguida, a gordura (triacilglicerol) é liberada das reservas adiposas, é quebrada em acido-graxo mais glicerol.O glicerol e transportado para o fígado a fim de produzir novas moléculas de glicose.O ácido-graxo por meio de beta-oxidação forma corpos cetônicos que causa aumento da acidez sangüinea( ph sanguineo normal 7,4). O acumulo de corpos cetônicos no sangue pode levar a um quadro de cetomia sua progressão tende a evoluir com o surgimento de ceto-acidose(ph<7,3)compensado pelo organismo com liberação de bicarbonatos na circulação.
A pele fica mais fina, sem o tecido adiposo subcutâneo. Nessa etapa, as proteinas dos músculos e do fígado passam a ser quebradas em aminoácidos para que esses por meio da gliconeogênese passem a ser a nova fonte de glicose (energia). Na verdade, o organismo pode usar ainda várias substâncias como fonte de energia além dessas, se for possível. Há grande perda de massa muscular e as feições do indivíduo ficam mais próximas ao esqueleto e caveira. A força muscular é mínima, no caso e a conseqüência seguinte é o óbito.
Complicações
Coração: o coraçao perde massa muscular, assim como os outros musculos do corpo. Em estágio mais avançado há insufissiencia cardiaca e posteriormente morte.
Sistema imune: torna-se ineficiente. O corpo humano não vai ter os nutrientes necessários para produzir as células de defesa. Logo, é comum infecções intestinais subseqüentes, respiratórias e outros acometimentos. A duração das doenças é maior e o prognóstico é sempre pior em comparação a indivíduos normais. A cicatrização é lentificada.
Sangue: É possível ocorrer um quadro de animia ferrofia relacionada à desnutrição.
Trato gastro-intestinal: há menor secreção de HCl pelo estomago,tornando esse ambiente mais propício para proliferação bacteriana. O intestino diminui seu ritmo de peristalse e a absorção denutrientes fica muito reduzida.

Nenhum comentário: